sexta-feira, abril 29, 2016

Pesca Solidária divulga livros e cartilhas publicadas


O Projeto Pesca Solidária, patocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, divulga suas publicações científicas, fruto de inúmeras atividades e pesquisas realizadas nos últimos dois anos, nos municipios de Cajueiro da Praia (PI), Chaval (CE) e Barroquinha (CE), que ficam no entorno do estuário dos rios Timonha e Ubatuba.


O Projeto é desenvolvido pela Comissão Ilha Ativa e atua na recuperação e conservação de espécies nos ambientes costeiros, marinhos e de água doce do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa dos estados do Piauí e Ceará. O projeto intervém para que as comunidades desenvolvam sua atividade extrativista pesqueira em equilíbrio com o meio ambiente, ao atuar em três frentes principais: gestão participativa, pesquisa e geração de renda. As ações são realizadas em parceria com diversas instituições: Universidade Federal do Piaui, Universidade Estadual do Piauí, Embrapa, IFCE campus de Acaraú, ICMBio, APA Delta do Parnaíba e Aquasis.

A divulgação desse material é para que os resultados obtidos se tornem acessíveis para as comunidades atingidas pelo Projeto e para o público em geral, interessados no trabalho. Dentre as publicações estão o Guia de identificação de peixes do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, o Guia fotográfico de aves do estuário do Timonha e Ubatuba, a Cartilha do acordo de pesca do Timonha e Ubatuba, a cartilha Pesca História, e vários outros.

Além disso, um documentário foi gravado e traz entrevistas com técnicos e pescadores e um relato geral de todas as atividades executadas. E conta com entrevista e trilha sonora gentilmente cedida pelo cantor Lenine. O vídeo pode ser conferido no canal do Projeto no YouTube:youtube.com/pescasolidaria.

Para acessar os conteúdos disponibilizados e mais informações, acesse o site: pescasolidaria.org

Nenhum comentário: